sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Visita de Estudo

Guião Visita de Estudo

Introdução:
No dia 24 de Novembro vamos fazer uma visita de estudo ao:

- Castelo de Guimarães
-Paço dos Duques
-Citânia de Briteiros



Objectivos:
Conhecer o passado nacional:

-personagens e factos do passado
-os primeiros povos
-formação de Portugal

Preparação da visita:
1- Em primeiro lugar, as Professoras, contaram os responsáveis dos locais a visitar e os transportes.
2- Pesquisa e apresentação sobre os trabalhos dos locais a visitar.
3- De seguida, na sala de aula, fizemos uma visita virtual na Internet.

Regras de Comportamento:
-Vou ser pontual
-Vou andar em fila
-Vou levantar o dedo quando quiser falar durante as visitas guiadas
-Vou falar baixo
-Vou respeitar sempre os professores, auxiliares, e os meus colegas.











Visita de Estudo





Castelo de Guimarães







No dia 24 de Novembro fomos visitar o Castelo de Guimarães, que fica no cimo de uma colina.
Primeiro, subimos à muralha do Castelo que era constituída por oito torres e fomos até ao topo. Admiramos a paisagem, vimos um grande parque à volta do Castelo, o Paço dos Duques, a capela românica de S. Miguel, onde está a pia baptismal onde D. Afonso Henriques foi baptizado, e até, conseguimos ver o estádio de Guimarães.
Depois, atravessamos uma ponte de madeira que ligava a muralha à torre de menagem. Onde morou D.Henrique e D. Teresa que tiveram um filho chamado D. Afonso Henriques que foi o primeiro rei de Portugal. Nós ficamos desiludidos porque a torre estava vazia.
No fim, lanchamos no pátio do Castelo de Guimarães e divertimo-nos a tirar fotografias. Nós gostamos muito desta visita de estudo ao Castelo de Guimarães, foi muito interessante porque estamos a dar a formação do Condado Portucalense na escola.




Paço dos Duques


No dia 24 de Novembro, nós os alunos da turma 17, fomos fazer uma visita de estudo à Cidade de Guimarães.
E um dos locais que visitamos foi o Paço dos Duques, que terá sido mandado construir por D.Afonso, (filho bastardo de D.João I), em honra de D. Constança de Noronha com quem casou. Durante a visita fomos acompanhados por uma guia.
Na sala de armas, nós ficamos espantados ao ver: armas com mais de 600 anos, armas de fogo com menos de 200 anos, armaduras completas com mais de 30 Kg. A guia disse-nos que os guerreiros, em média, mediam 1,50m, eram muito pequenos, mas também muito fortes e corajosos.
De seguida fomos a uma capela que se chamava Capela Palatina e que era o local favorito de D.Constança, quando o seu marido ía para as batalhas. Os vitrais eram muito bonitos e coloridos.
Também visitamos várias salas. A primeira sala que visitamos foi a sala dos Paços Perdidos que tinha tapeçarias enormes que representavam as batalhas contra os Mouros.
Em todas as salas havia namoradeiras, lareiras e chaminés.
Noutras salas também havia muitos móveis antigos, como um atril onde se colocavam os livros, um contador para guardar as contas e os tesouros e um movel de madeira do séc XII.
Num quarto tinha uma ante câmara e junto à cama havia uma peça de mobiliário muito alta para mudar de roupa, que se chamava biombo.
Nós achamos que a visita de estudo foi muito interessante porque ficamos a conhecer melhor estes antigos e interessantes monumentos.






Citânia de Briteiros




No dia 24 de Novembro a nossa turma (17) e a turma 15 fomos fazer uma visita de estudo.
Da parte da tarde, chegamos à Citânia de Briteiros, que fica localizada no monte de S. Romão, e deve ter sido habitada até ao sec.III. Apesar de se encontrar vestígios da presença Romana, este povoado tem mais importância pelas características da cultura anterior à Romanização.
Logo que lá chegamos, fizemos um piquenique na entrada, foi muito bom…
De seguida entramos para a Citânia, onde visitamos as ruínas. Com a ajuda de uma planta do castro, descobrimos letras e cada letra referia-se a um ponto importante do castro. Começamos por ver a zona habitacional, as casas eram circulares. Também, tinha duas casas reconstruídas pelo arqueólogo Dr. Martins Sarmento. Ao lado tinha uma capela, e lá de cima via-se o cemitério. À volta da Citânia vimos três muralhas, que serviram para proteger o castro.
A nossa professora, também nos disse que no subsolo tem muitas riquezas escondidas. Nós sentimo-nos fascinados por ficarmos a saber mais sobre os primeiros povos da Península Ibérica. Nós ficamos desiludidos por não irmos aos balneários e pedimos desculpa por não vos contar esta parte da visita, mas prometemos que na próxima vez dizemos como é.







domingo, 18 de outubro de 2009

Experiência: Como fazer manteiga ?



Na aula de Ciências Experimentais fizemos manteiga com a ajuda da nossa professora Maria.

Para fazer a manteiga precisamos de


Material:


- Natas para fazer chantilly


-Garrafa de plástico


-2 berlindes


-sal



Procedimento:

1. Pegamos na garrafa de plástico e colocamos la dentro os dois berlindes


2. De seguida, adicionamos as natas e uma pitada de sal


3. Finalmente fechamos a garrafa e agitamos até se formar um sólido cremoso.




O que observamos:


Formou-se um sólido cremoso e um líquido esbranquiçado




Conclusão:


A agitação das particulas das natas pelos berlindes provoca a tranformação destas num sólido cremoso, que chamamos manteiga.




Sugestões da turma:

No final, depois da manteiga estar pronta poderão prová-la, como nós, numa bolachinha. É uma delícia...


Vais ver que é muito fácil fazer manteiga e vai valer a pena experimentares. É divertido...










sábado, 17 de outubro de 2009

Dia Mundial da Alimentação

Palestra - Implantação da República


No dia 7 de Outubro, pelas 14h30m, nós os finalistas, alunos do 4º ano, fomos assistir a uma palestra com o professor de história, José Carlos.

O Senhor Professor começou por explicar o que aconteceu no dia 5 de Outubro de 1910 sobre a Implantaçã da República. Ele começou por falar as diferenças entre a Monarquia e a República, como por exemplo: o hino, a bandeira, a moeda e os governantes de Portugal. Também nos disse que as pessoas se revoltaram porque estavam descontentes com o rei e achavam que a Monarquia não era a melhor forma de governar o país. Assim, em 1908, os revolucionários tentaram acabar com a Monarquia, matando o rei D.Carlos e o seu filho Luís Filipe. Mas, só no dia 5 de Outubro de 1910, foi proclamada a República e o rei D.Manuel II foi para o exílio (Inglaterra). O primeiro presidente provisório foi Teófilo Braga e o primeiro presidente eleito foi Manuel de Arriaga.

Nós gostamos muito desta aula, especialmente dos filmes e fotografias antigas, foi muito interessante e ficamos a conhecer mais um pouco da história de Portugal.

Nós adoravamos que o professor José fosse nosso professor no próximo ano lectivo.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Olá amigos!

Este ano, já somos alunos do 4º ano, somos finalistas! Continuem a visitar o nosso blogue, que nós prometomos publicar novos trabalhos.
Desejamos um excelente ano lectivo, cheio de trabalho, boas notas e recordações.

Divirtam-se...

Bom Ano !





sexta-feira, 1 de maio de 2009

25 de Abril

Competência: Trabalhar a produção de um texto , "25 de Abril", assegurando a mobilização de conhecimentos prévios e a sua articulação com novas informações.
Actividades: Ciclo de escrita (mobilização do conhecimento; recolha e selecção de informação; organização de informação, redacção do texto; revisão do texto).
.
1- Mobilização do Conhecimento.

Os alunos registaram no caderno diário todo o conhecimento que tinham sobre o 25 de Abril.

2- Recolha e selecção da informação.
Foi realizada uma pesquisa para completar os seus conhecimentos e apresentaram à turma a informação recolhida. Em grupo de quatro elementos, analisaram um texto sobre o 25 de Abril, sublinhando novos conceitos.

3- Organização da Informação.
Oa alunos construíram um mapa semântico, respondendo a questões (Como era Portugal antes do 25 de Abril? E Após?).


4- Redacção do Texto.
Em grupo, os alunos construíram um texto com base na informação recolhida (mapa semântico).

5- Revisão do Texto.
O grupo reuniu e fez uma revisão ao texto para o aperfeiçoar. Seguidamente, apresentou-o à turma e recolheram sugestões para reescrever o texto.

Finalmente, passaram o texto para colocar no blogue da turma e para a elaboração de um cartaz da sala de aula.


Texto do grupo n.º2:

25 de Abril

Até à trinta e cinco anos atrás, antes do ano de 1974, Portugal era um país triste, segundo diz Manuel António Pina.
Marcelo Caetano era um governador que mandava em tudo e em todos e, por isso, viviam numa ditadura. As pessoas não podiam dizer o que pensavam, porque eram presas ou até mortas, não tinham liberdade de expressão. O povo vivia com pouco dinheiro, para comprar roupas ou comida e passavam muitas necessidades.
No dia 25 de Abril, de 1974, houve uma revolução mas, esta revolta, foi pacífica (calma), porque não houve sangue e Marcelo Caetano fugiu para o Brasil. Terminou a guerra colonial e os homens regressaram da guerra. Dizem também que a política do nosso país se alterou e formaram-se vários partidos políticos. Finalmente, as pessoas puderam dizer o que pensavam sobre a política, o governo, … ou seja, Portugal tornou-se numa Democracia. As pessoas recuperaram o seu tesouro, ou seja, a liberdade.
E, ainda hoje, todos os anos, celebra-se o feriado do dia da liberdade do povo português. Festeja-se a democracia e a paz.

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Coelhinho Saltão

Competências: Desenvolver a consciência da variação linguística ligada a factores discursivos; Estabelecer relações entre formas de diferentes registos.
Actividades: Ler o texto "O Coelhinho Saltão" e sublinhar os erros encontrados (Caça ao erro); Análise/debate das diferentes pronúncias da palavra e desatenções que causa erros na escrita; Elaboração de um texto com o uso frequente e correcto das palavras erradas encontradas no texto.
.
1 - Texto para descoberta de palavras escritas de forma errada.

2 - Em grupo, análisar e debater a causa do erro na escrita.

3 - Continua a história das aventuras do Coelhinho Saltão na floresta (que aconteceu ao Coelhinho?; Será que se sentiu mais feliz?; Será que nunca mais se sentiu preso? ...). Mas atenção, utiliza de forma correcta e frequente as palavras que apareceram no texto de forma errada.

De repente, apareceu a dona, o cão assustou-se e a raposa conseguiu fugir. O Coelhinho também fugiu, e regressou à floresta para junto dos seus amigos.
Ele arranjou muitos amigos selvagens. E chegaram a viver grandes aventuras todos juntos. Mas o Coelhinho Saltão, como não estava habituado a viver na floresta, passou por muitos perigos. A raposa continuava atrás dele, alguns dos animais selvagens tentavam caçá-lo, ficou preso no ramo de uma árvore, caiu a um poço, não se habituava à nova comida…
O coelho começou a sentir-se infeliz porque não tinha a sua mãe e os seus três irmãos. E decidiu regressar à sua casa e viver junto da sua família.

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Alice no País das Maravilhas

Competência: Desenvolver competências específicas de compreensão de textos de teatro.
Actividades: Partindo da peça de teatro "Alice no País das Maravilhas" que a turma assistiu no teatro Rivoli (Porto) e apoiados no livro, fazer o registo da identificação e da importância de cada personagem; Fazer o registo-síntese sobre as personagens do texto; Selecção de falas e personagens.

Act. I - Em grupos de três alunos, responder ao seguinte questionário:


a) Quais são as personagens que entram em "Alice no País das Maravilhas"?


.

.

.

.

.
b) Quantas são as falas de cada uma das personagens?


c) Coloca por ordem os seus nomes, de acordo com o número de falas de cada personagem. d) Quem são as duas personagens mais importantes?
Act. II - Registo-síntese sobre as personagens do texto.
Preenchimento de um quadro-síntese sobre as personagens.
Act. III - Selecção de falas e personagens.

a) Qual a personagem mais divertida da história?
b)Qual a fala mais engraçada?

E agora, queres ver o filme? ... então vai clicando: Partes 1/8; 2/8; 3/8; 4/8; 5/8; 6/8; 7/8; 8/8.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Cantar os Reis

Competência: Desenvolver a capacidade de identificar/construir rimas.
Actividades: Cantar os Reis.


Nós somos os três Reis
.
Nós somos os três Reis
Que vimos do Oriente
Trazer as Boas Festas
Com paz pra toda a gente.

Nós somos os três Reis
Guiados por uma luz,
Adoramos Deus Menino
Que se chama Jesus.

Nós somos os três Reis
Baltazar e Gaspar,
Também o Belchior
O veio adorar.

Nós somos os três Reis
Guiados por uma luz,
E trouxemos três presentes
Pró Menino Jesus.