segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

O Macaco de Rabo Cortado

Competência: Recriar textos em várias linguagens.
Actividade: Descrever e ilustrar em banda desenhada a história de "O Macaco de Rabo Cortado".
.
Era uma vez um macaco mariola, que andava de bata e sacola como se fosse para a escola. Os rapazes troçavam dele e diziam:
- Macaco escondido com o rabo de fora… Macaco escondido com o rabo de fora…

À esquerda: Então o macaco foi a uma barbearia cortar o rabo.

À direita: O macaco arrependeu-se e foi ao barbeiro para lhe devolver o rabo. Como o barbeiro já não o tinha, zangou-se e roubou-lhe a navalha.

À esquerda: Passou por uma peixaria e deu a navalha à peixeira.

À direita: O macaco quis outra vez a navalha. Mas a peixeira já não a tinha porque se tinha partido. Ele zangou-se e fez outra traquinice, pegou numa canastra de sardinhas e fugiu.

À esquerda: Depois o macaco deu as sardinhas ao padeiro.

À direita: O macaco quis outra vez as sardinhas, mas o padeiro já as tinha comido. Então o macaco zangou-se e decidiu levar um saco de farinha.

À esquerda: Ao passar pela escola o macaco deu o saco de farinha à professora.

À direita: O macaco mariola quis outra vez o saco de farinha e voltou à escola, ficou zangado e levou uma menina.

À esquerda: O macaco teve pena da menina e levou-a à mãe.

À direita: Como tinha saudades, o macaco quis outra vez a menina. A mãe e o macaco zangaram-se. O macaco roubou a camisa à mãe.

O macaco ao passar por um violeiro, deu-lhe a camisa. Mas como de costume, arrependeu-se, voltou atrás e roubou-lhe a viola.

O macaco fugiu e subiu para o telhado. Cá em baixo estavam muitas pessoas: o voleiro, o pai e a mãe da menina, a professora, a peixeira, o barbeiro e muitas crianças cantavam ao desafio:

- Olha o macaco mariola
que do rabo fez navalha
da navalha fez sardinha
da sardinha fez farinha
da farinha fez menina
da menina fez camisa
da camisa fez viola
e agora deu à sola
e agora deu à sola

O macaco no telhado, repimpado, pegou na viola e respondeu-lhes:

- Pois se agora dei à sola
Pois se agora vos fugi
É que a mim ninguém me enrola
E de mim ninguém se ri.
Tinglintim, Tinglintim
Tinglintim, Tinglintim

Cá em baixo, continuava a surriada. Riam-se e cantavam para ele:

- Olha o macaco mariola,
Estarola e gabarola
Com pancada na cachola,
Dá e tira, mata e esfola,
Ora parte, ora cola,
Ora mete para a sacola…
Dá a esmola, tira a esmola
Mariola, mariola
Quem te meta na gaiola,
Quem te meta na gaiola.

Mas o macaco no telhado respondia ao desafio:

- Não me metam na gaiola
Que de mim ninguém se ri.
A tocar nesta viola
Tinglintim, Tinglintim,
A dançar com castanholas
Vou daqui para Madrid.
Sou o macaco mariola
e o rei do charivari,
porque a mim ninguém me enrola
e a tocar nesta viola
Tinglintim, Tinglintim
Não tenham pena de mim
Tinglintim, Tinglintim
Não tenham pena de mim,
Tinglintim, Tinglintim
Não tenham pena de mim…

Foi-se embora o macaco... e a história acaba aqui.
.
.

2 comentários:

fatimafraga disse...

Há já tanto tempo que não ouvia esta história1!Muito obrigada por me terem dado oportunidade de a recordar.Está um bonito trabalho e... muito trabalhoso.Parabéns.

Jorge Pimentel disse...

Bela actividade. Deve ter sido um encanto.