quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Jogos com rimas

Competência: Construir rimas e cantilenas a partir de palavras dadas.
Actividade: Depois do último texto que fizemos sobre o Inverno, brincámos com os sons das palavras e escrevemos mais coisas sobre o Inverno, mas agora usando palavras com rima.

Alexandra:

No Inverno ouço a chuva
A cair,
E ninguém se vai rir.

Rui Pedro:

O Inverno é uma gota a cair
A chuva a rir
E o vento a aplaudir.

Catarina Filipa:

A chuva a cair
O vento a abanar
O frio a rir
E o Inverno a passar.

Miguel Faria:

A nuvem a mexer
O sol a tremer
O gelo a derreter
A chuva a pingar
O vento a soprar
A janela a fechar

Fábio Alexandre:

É Inverno, cai a neve
A vegetação está branquinha.
Acendi uma fogueira,
Para ficar mais quentinha.

Diana Catarina:

A chuva a cair,
O vento a espreitar pela janela
A neve a derreter
E a criança a correr.

João Tiago:

No Inverno está muito frio
Para não ficar com gripe,
Ponho-me muito agasalhado.
E fico dentro de casa
Para não ficar arrepiado.

Tiago Duarte:

Inverno sem brasão
É um grande arrepio
Os ursos hibernam
Pois está muito frio.

Ana Catarina Costa:

No Inverno há muito frio
Para eu não apanhar nenhum arrepio
Ando bem agasalhada
Para não ficar constipada.

Paula:

Inverno é a chuva
A cair na rua.

Ana Margarida:

O Inverno a chegar
O frio a começar
O vento a soprar
A chuva a pingar
E o coração a abanar.

Tiago Duarte:

O Inverno canta…
Ping…Ping…Ping.

João Pedro:

No Inverno
Chove muito.

Diogo Alexandre:

No Inverno está muito frio.
É por isso que eu me cubro
Com a manta do meu tio
Senão apanho um arrepio.

Beatriz:

A chuva a cair
O vento a soprar
Portas fechadas
E o frio a chegar.

Bruna:

No Inverno está frio
Se eu não tivesse
A manta do meu tio
Eu morria de frio.

1 comentário:

Educação e Diversidade disse...

Óptimo, parabéns...! Está muito bonito. E agora... é só continuar. Vamos, há muitos curiosos que querem ver os vossos trabalhos.