sexta-feira, 30 de maio de 2008

A Princesa da Chuva - Actividade II

Competência: Recriar personagens e acções.
Actividade: Apresentar o teatro, em figuras animadas, da história "A Princesa da Chuva" de Luísa Ducla Soares.


No Reino das Reinetas, onde reinava o rei Reinaldo e a rainha Regina, nasceu a princesa Princelinda. A rainha disse:
Rainha: - Eu quero que a minha filha seja fadada por três fadas.
E mandou pôr um anúncio 'em todos os jornais do reino.
E logo de seguida apresentaram-se três fadas.
Quando a rainha entrou no salão com a Princelinda, as três fadas aproximaram-se e a mais velha disse:
Fada (mais velha): - Aqui estamos para fadar a vossa filha.
Rei: - Fadai, fadai, senhoras fadas, porque sem fadas está muito difícil a vida dos reis.
O despejador de penicos da corte disse:
Despejador de Penicos: - Ainda pior está o dos vassalos.
E foi logo empurrado para o corredor.
Fada Rosa: - Pois eu te fado, princesa, para que sejas tão boa como nunca houve princesa no mundo.
Fada Amarela: - E eu te fado para que sejas tão bela como nunca houve outra princesa no mundo.
Fada Azul: - Para que eu tenha forças para fadar a princesa preciso primeiro de um bom almoço.
Voaram ordens até à cozinha, voaram tachos, panelas e frigideiras até ao fogão; voaram sopas, frangos, chouriços, ovos, doces, frutas, até à grande mesa onde diante de três pratos de ouro, esperavam as fadas.
Depois de muito bem comerem, a ama perguntou respeitosamente:
Ama: - Posso ir buscar a princesinha?


As fadas olharam e responderam todas três:
Fadas: - Se há tempo para fadar,
Há tempo para pagar.
O rei respondeu:
Rei: - Tereis um pagamento real.
1ª Fada: - Para mim, quero o vosso coche de ouro puxado por dez cavalos.
Rei: - Como eu vou passear ao domingo com a família? É o meu melhor coche... são os meus melhores cavalos... mas palavra de rei não volta atrás.
Fada Amarela: - Pois eu quero apenas as jóias da rainha.
Rainha: - E como vou eu apresentar-me? Já se viu alguma rainha sem jóias?
Fada Azul: - Pois eu contento-me com o dinheiro dos cofres do Estado.
Ministro Finanças: - Como vou eu fazer as obras?
Ministro Educação: - E eu as escolas?
Ministro da Saúde: - Quem vai fazer hospitais, pagar médicos e remédios sem dinheiro?
Ministro: Não será possível fazer um abatimento, senhora fada? É que o país está em crise…
Fada 3ª : - Uma fada não faz abatimentos.
Ministro: - Podia aceitar o pagamento a prestações...


Fada 3ª: - Só a pronto ou não fado a princesa!
Ministro Finanças: - E se a princesa ficasse só fadada por duas fadas?
Então a rainha arrancou a princesa da ama e estendeu-a para a fada.
Rainha: - Isto aqui é uma monarquia. Quem manda somos nós. Quero a princesa fadada pelas três fadas.
Faz-se um silêncio de gelo.
A fada pegou na menina, e, ouviu-se um estranho ruído de água a cair.
Era a princesa a fazer chichi.


Fada: - Eu te fado para que sejas a Princesa da Chuva, para que chova sempre onde tu estiveres.
Os dias, os meses, os anos foram passando. A princesa crescera em beleza e bondade. O reino deixara de ter estradas, escolas, hospitais... porque não tinham dinheiro. A chuva caía, caía e caía. As ruas tinham-se transformado em rios. Os fidalgos em vez de irem à caça pescavam das janelas. Os pastores guardavam bandos de patos e às portas do palácio, em vez de cães, havia gansos de guarda.
A rainha e o rei disseram:


Rainha: - Tudo por causa de umas calças de plástico.
Rei: - Tudo pela tua antiquada mania das fadas!
O povo estava muito cansado e diziam que a culpa era da princesa Princelinda.
Povo: - Tudo por causa de uma malfadada princesa.
Princesa: - Se eu sou a causa de todo o mal desta terra, o melhor é mudar-me.
No dia seguinte, um sol radioso, iluminava a cidade.
A princesa decidiu ir para os grandes desertos do Reino dos Reinetas.
Durante três anos a princesa percorreu o país, não houve lugar, aldeia ou vila por onde ela passasse que não chovesse.
Um dia ouviu gritar:
- Está a arder o palácio! Está a arder a cidade!
Ela montou num cavalo e foi para o castelo.
Quando chegou ao castelo, apagou o incêndio. E todos compreenderam que foi um dom que a fada lhe tinha dado.


Então construíram uma estátua representando as fadas, a princesa e a ama, que não lhe tinha posto as calças de plástico. Até os animais estavam felizes...
"Mal acabou a homenagem, a princesa despediu-se dos pais que olhavam enternecidos para as nuvens escuras que corriam no céu, pingando sobre a carruagem."

1 comentário:

Educação e Diversidade disse...

Surpreendente… como a partir de uma história, vocês conseguiram ir muito mais além! Claro, já sei, com muito trabalho, mas a representação foi muito bonita. Parabéns a todos, e à vossa Sr.ª Professora também.