quinta-feira, 10 de abril de 2008

Os Nossos Nomes em Acróstico

Competência: Produzir textos escritos por iniciativa própria, a partir de palavras dadas.
Actividade: Construir um poema, iniciando os versos pela letra do seu nome, escrito na vertical (acróstico).

Telma é o meu nome
Elegante eu sou
Leio livros porque são divertidos
Melhor amigo é o livro
Adoro ler livros

Margarida é nome de uma flor
A Margarida é inteligente
Ri-se muito
Gosta de estudar
A Margarida é bonita
Respira enquanto brinca
Isqueiro é perigoso para ela
Daqui a alguns dias faço anos
A margarida está no campo

Alexandra gosta de jogar no computador
Lembrou-se de ganhar à outra equipa num jogo
Eles ficaram muito tristes porque perderam
Xadrez gosto muito de jogar
Ando sempre no computador
Nada me acontece nos jogos
Dá-me tristeza quando perco
Rapidamente acabo o trabalho
Antes e depois do almoço brinco

Diana joga às caçadinhas
Igual às outras meninas
As folhas das árvores caem e eu apanho-as
Na Natureza eu brinco muito
Atiro o ramo de flores para o ar

Rui gosta de brincar
Uvas para mim são saborosas
Irmão é o meu amigo
Perante uma pessoa
Escondo o relógio
Dou a minha amizade
Rimo as palavras
Óculos eu uso

José gosta de passear
O meu nome é Camisão
Sou uma grande camisa
E o pai camisão, zanga-se quando faço asneiras



João Tiago é um bocadinho trapalhão
O João Tiago corre todos os anos no 25 de Abril
A mãe e o pai do João Tiago amigos são
O João Tiago joga no SCBraga



Sol bonito brilhando no céu
Amiga das plantas, não calco nenhuma
Rio-me muito com a minha irmã
Adoro chocolate no leite


Miguel foi às compras
Inventa histórias
Gosta de andar de bicicleta
Uvas são boas
Eu gosto de brincar às caçadinhas
Ler faz bem para aprender


Diogo anda de bicicleta
Invento histórias
O Diogo é magro e alto
Gosto de jogar computador
O Benfica é a minha equipa preferida

Casar na igreja
Atar o ramo
Tratar do bébe
Ajudar a limpar
Reunião dos filhos
Inventar histórias
Namorado a aturar
Acabar com ele se estiver a chatear

Catarina vai à piscina
A minha mãe é linda
Teatro é bonito e engraçado
Andar faz bem
Ratos eu odeio
Imaginativa e bem comportada
No parque eu gosto de brincar
A Catarina gosta de comer gelados

Fábio muito perguiçoso e sempre a conversar
Ando de bicicleta sempre que quero
Brinco com os meus amigos às caçadinhas
Interesso-me e esforço-me para aprender
Odeio queijo porque me faz esquecer

Tiago é pintor
Igreja irei pintar
Arquitecto será a minha profissão
Gosto de jogar futebol
O Tiago é um bocado chato e teimoso
Dado é para jogar
A minha actividade preferida é.
Nadar no mar com ondas
Ilha vou explorar
E vou aprender muito
Lago com a água limpa e pura.

Paula é do Benfica e gosta de jogar à bola
Anda contente
Uvas são muito boas
Logo à tarde vai à piscina
Adora ver o mar

Beatriz vê televisão
Eu estou no parque a brincar
A minha mãe é bonita
Tenho olhos azuis
Rosto bonito
Invento livros de histórias
Zínia é a minha flor preferida

Janela aberta
Ovo de chocolate
Arvore na terra
Olhos azuis

Mata gelo é o gelo que eu gosto de jogar
Adoro ver televisão na sala
Rasgo as folhas quando me engano
Caio de bicicleta na rua
Olho para o cartaz para aprender

Mota bonita tenho uma vermelha
Adoro brincar com a mota
Roda a mota no chão
Carta é para escrever
Ovo é bonito


Baloiçar no baloiço
Respirar o ar da praia
Um colar bonito e brincos
Nadar na praia com os meus pais
Andar com a minha mãe


Queres ver outros textos? . Sim . Mais . Mais ainda

Sem comentários: